quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Notícias - O Mundo Wireless

Senhoras e senhores, apertem o cinto! Vamos viajar! O que você conhece deste mundo wireless moderno e desafiante? Muito? Pouco? Não tem problema, estamos aqui com vocês. E com simplicidade vamos ajudá-los a compreender um pouco deste Mundo e do que está chegando.Diríamos que o Mundo Wireless hoje é composto de 04 grandes Grupos:
(1) WPAN = Wireless Personal Area Network

Aqui neste Grupo abrigam-se as tecnologias wireless com transmissão de pequeno alcance em metros. Algumas delas podem chegar a dezenas de metros mas quase sempre estaremos falando de algo em volta das "pessoas", daí que vem o Personal.
O filho mais famoso deste Grupo é o tal do Bluetooth (atualmente muito utilizado em dispositivos portáteis e móveis) e que é o padrão IEEE 802.15.1.O Bluetooth tem dois irmãos "pequenos" que vão fazer o maior sucesso muito em breve. Em tempo: segundo "futurólogos" (aqueles que estudam o futuro), o UWB deve substituir o Bluetooth.

Um é o ZigBee e o outro UWB. O ZigBee - da ZigBee Alliance - é o padrão IEEE 802.15.4. O ZigBee vai ser muito utilizado em Controle Residencial, Automação de Prédios e Automação Industrial.
A instalação do ZigBee em uma indústria representa uma economia de 30% de fiação na automação industrial.
O ZigBee já começa a interessar a grandes empresas na área de automação industrial. Veja aqui A Siemens já descobriu a magia do ZigBee do ComUnidade WirelessBRASIL.

O outro é conhecido como UWB (Ultrawideband) que é o padrão mais "sexy" wireless - ainda não completamente homologado pelo IEEE por causa de disputas políticas entre vendors.
O UWB é oriundo de pesquisas militares e foi liberado pelo Pentágono para exploração comercial no início de 2002. Esta tecnologia é poderíssima tem modulação OFDM e “atravessa paredes” (conhecida como movie through the wall). Opera em velocidades de transmissão de 500 Mbps em distância de 4 metros.O UWB é ainda o pré-padrão IEEE 802.15.3. O UWB tem proporcionado uma ferrenha disputa entre grupos capitaneados pela Intel e pela Motorola.
Estes Grupos são os seguintes: - o WiMedia Alliance promovido pela Intel, Microsoft e Nokia entre outros e - o UWB Forum promovido pela Motorola e Freescale (que é uma empresa da Motorola). O UWB do WiMedia Alliance chamado Wireless USB não é compatível com o UWB do UWB Forum chamado Cable-Free USB. Este “racha” do Grupo de Trabalho IEEE 802.15.3 é muito ruim para o mundo como todo.
Recentemente o Wireless USB deu um novo passo. Este padrão foi escolhido pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG) como um caminho de evolução do Bluetooth sobre 100 Mbps (veja Industry groups: Home is where the Bluetooth will be da C/Net News). O Bluetooth atual tem a severa limitação de velocidade de 1 Mbps.

Veja aqui a comparação da taxa de transmissão destes padrões e você vai entender o por que da "morte" do Bluetooth.

Dentro deste Grupo temos ainda as famosas "etiquetas inteligentes". As tais das RFIDs (Radio Frequency IDentification) que vão fazer uma revolução no varejo.
Veja as referências:- RFID Journal,

Aqui temos também a recente tecnologia chamada NFC (Near Field Communications).NFC é uma tecnologia PAN projetada para pagamentos sem contatos de forma wireless.Suas vantagens: barata e segura.Desvantagens: alcance muito pequeno e um conjunto limitado de aplicações.Veja aqui as referências:- Near Field Communications by Sony, Philips do Dailywireless e- Five Short-Range Wireless Standards Seen Combining.

Algumas referências de UWB (IEEE 802.15.3):
- Ultra- Wideband: Multimedia Unplugged do IEEE Spectrum Magazine, - Uweeba (uwb) - from bandwidth to bucks? Part one e - Uweeba (uwb) - from bandwidth to bucks? Part two ambos do The Chilli, - The evolution of a revolutionary technology da EE Times e - A Brief History of UWB Communications da Multispectral Solutions (uma excelente matéria sobre a história do UWB).
- Bluetooth Adopts UWB, UWB Overview, UWB in the Chips, MultiBand UWB Chip Gets FCC Approval, Wireless USB 1.0, UWB Range Doubles, UWB Organizations Merging?, Alereon Gets UWB Recognition, UWB RF-ID, Wireless USB Comes Home, and Microsoft Joins UWB Battle do Dailywireless.- o de segurança e - o de QoS (Quality of Service). A Segurança do Wi-Fi original era fraca. Ela era baseada no protocolo WEP que com 10 horas de escuta maliciosa (em inglês conhecida como eavesdropping) alguém poderia quebrar a chave do Wi-Fi. Antes da solução de segurança final (e completa), promoveu o protocolo WPA por causa da cobrança do mercado corporativo que reclamava da fraca segurança do WEP. Aqui no Brasil em 2003, um CIO de um banco afirmou em um Congresso de WiMAX que o Wi-Fi era a “casa da mãe Joana”, pasmem vocês! A solução completa de segurança do Wi-Fi veio com o protocolo WPA2 homologado em Junho de 2004. O WPA2 também é conhecido como o padrão IEEE 802.11i. Veja matéria Wi-Fi já tem segurança do ComUnidade WirelessBRASIl que trata da homologação do WPA2. Em termos de segurança em Wi-Fi veja as matérias: Aqui você tem um excelente material do NIST (a ABNT americana) que pode ajudá-lo (la) na definição das suas Políticas: Wireless Network Security: 802.11, Bluetooth and Handheld Devices , NIST, November 2002 [um arquivo pdf] também publicado antes da homologação do WPA2 acima em JUN.2004.

Algumas referências sobre ZigBee (IEEE 803.15.4):
- Books, Slide presentations and Whiter Papers
- ZigBee está aqui da Coluna "Web no Ar";
- Zigbee Gets Some Company
- ZigBee Gets Real from Dailywireless - May 29, 2004- The ZigBee Buzz is Growing from Eletronic Desgn, A Special Report - Jan 12, 2004 [a PDF File]- Smart Dust Market from Dailywireless - May 12, 2004- Here come Wireless Sensors from Machine Design - May 6, 2004- Intel's Tiny Hope for the Future from Wired Magazine - December 2003- Maine's SensorNet from Dailywireless - Novemver 25, 2003- Networking Sensors from Dailywireless - June 24, 2003- Wireless Sensors Streamline Data Distribution from Comms Design - July 21, 2003- The Project of Intel - Maine (USA)- Uma boa referência: Sensors Magazine (busque pela palavra ZigBee);- A revolução dos sensores da Coluna "Web no Ar",- Wireless Sensors Streamline Data Distribution da CommsDesign,- Projeto da Intel para Monitoração do Habitat da ilha de Great Duck no Estado do Maine nos EUA, - A Universidade da Califórnia em Berkeley com o apoio da Intel está desenvolvendo o "pequeno" Sistema Operacional conhecido como TinyOS e- ZigBee Overview da Aliança de ZigBee.
- Ember Sails With Zigbee do Unstrung.- ZibBee Tutorial do Tutorial-Reports.com.
Fonte: Revista de Wimax, www.revistadewimax.com.br

Nenhum comentário: