terça-feira, 11 de setembro de 2007

Informativo - Datacenter ANSI/TIA/EIA-942

O que é um Datacenter?

É possivel encontrar várias definições para Datacenter, mas com certeza todas vão convergir para a idéia de que um Datacenter é o centro nervoso de uma empresa. É no Datacenter que se protege todo ativo de informação de uma empresa, desde dados cadastrais de um cliente como, endereço, nome e telefone até documentos de alta confidencialidade como informações comerciais, projetos de produtos entre outros.

Como o cérebro humano, centro nervoso do nosso corpo, que é protegido pelo crâneo, o Datacenter precisa ser montado em um ambiente protegido, livre de agentes externos e ou internos que possam prejudicar ou até mesmo paralizar o seu funcionamento. Para tanto é preciso observar alguns cuidados importantes na elaboração de um projeto de Datacenter, como: estudo de espaço e lay out, ambiente seguro, monitoramento e controle de acesso, redundância de alimentação elétrica, climatização, segurança de dados, cabeamento para dados de alta performance entre outros tantos ítens. Com a Finalidade de criar um padrão que auxilie no no projeto e construção de um Datacenter foi elaboardo o padrão ANSI/TIA/EIA-942 que define os padrões de infra-estrutura de telecomunicações para Datacenter.

De uma forma geral o ANSI/TIA/EIA-942 estipula 4 níveis (tiers) para a elaboração e construção de um Datacenter. Tais niveis são separados de acordo com a disponibilidade esperada do Datacenter, considerando o tempo de DOWN TIME (tempo de parada) do sistema durante o ano.

No nivel mais baixo Tier 1, encontam-se os Datacenter's com down time anual máximo de até 28,8 horas.

No nivel intermediário Tier 2, encontram-se os Datacenter's com down time anual máximo de até 22 horas.

No nivel intermediário Tier 3, encontram-se os Datacenter's com down time anual máximo de até 1,6 horas.

E no nível mais alto Tier 4, encontram-se os Datacenter's com down time anual máximo de até 0,4 horas.

A norma ANSI/TIA/EIA-942 ainda está em processo de estudo e padronização no Brasil, e segundo consta, ainda não existe uma tradução oficial do inglês para o português da norma.

Algumas informações interessantes sobre o conteúdo da norma podem ser encontradas no site Teleco.
Autor: Reginaldo Carvalho

Nenhum comentário: