terça-feira, 28 de agosto de 2007

Notícias - Tecnologia 3G

Desde a criação da telefonia móvel, as tecnologias vêm sofrendo um processo de evolução natural. Os primeiros telefones móveis funcionavam no sistema analógico AMPS (Advanced Mobile Phone Service) e eram conhecidos como primeira geração (1G). A evolução para a segunda geração (2G) deu-se com a utilização de tecnologias digitais como CDMA, GSM e TDMA.

A terceira geração (3G) oferece maior capacidade sistêmica e rapidez na transmissão de dados, além de outras melhorias. Os dois padrões principais são o CDMA2000 e o WCDMA (ou UMTS - Universal Mobile Telecommunication System), sendo o primeiro utilizado por operadoras CDMA e o segundo, por operadoras GSM que pretendem migrar para a terceira geração. Tanto o CDMA2000 quanto o WCDMA / UMTS utilizam como base a tecnologia CDMA.

Gráfico de evolução das tecnologias 3G a partir dos padrões WCDMA (para a tecnologia GSM) e CDMA2000 (para tecnologia CDMA)

Benefícios 3G

As tecnologias 3G permitem ganhos de capacidade devido à eficiência espectral, trazendo economias importantes às operadoras. A velocidade de transmissão de dados viabiliza uma gama de serviços de alto valor. Além disto, abrem caminho para que as operadoras ofereçam pacotes de serviços cada vez mais atrativos, aliando grandes volumes de dados a custos acessíveis.A oferta de terminais 3G em diversas gamas é enorme. Há no mercado centenas de modelos de telefones celulares, além de PDAs, cartões de dados e laptops. Além disto, a concorrência e o grande número de fabricantes provoca redução contínua de preços de terminais. Projetos como o “3G para todos” da GSM Association deverão contribuir para a redução de preços dos aparelhos, popularizando a tecnologia 3G no mundo todo.
As tecnologias 3G para o acesso a banda larga sem fio já são um grande sucesso, tanto entre usuários corporativos como entre consumidores finais. O consumidor de 3G hoje já tem experiência semelhante ao acesso DSL, aliando velocidade de transmissão de dados a baixos níveis de latência. Além disto, a 3G poderá ser um grande aliado em projetos de inclusão digital no Brasil, fornecendo banda larga sem fio a localidades carentes deste serviço.

Mais:

* Fonte - Tecnologia 3G, http://www.tecnologia3g.com.br/

Nenhum comentário: